quarta-feira, 28 de maio de 2014

VEJA: É assim que se salva um Rinoceronte

é desta maneira que se eleva e se transporta pelo ar,
um rinoceronte  para o proteger e colocá-lo em segurança.


É bastante difícil deslocar um rinoceronte, portanto, a fim de proteger espécies ameaçadas de rinocerontes dos caçadores, os conservacionistas na África do Sul usa uma técnica que tem se mostrado eficaz nos últimos anos: atam-se cordas ao rinoceronte - nos seus tornozelos, e transporta-se o animal para um novo local.

Durante um recente transporte em abril, a fotógrafa Emma Gatland, acompanhou uma equipa e fotografou-os a capturarem e a mudarem de local um rinoceronte branco em Kwa Zulu Natal. ( Um membro do grupo também capturou imagens de vídeo desta notável operação.) Ambas as subespécies de rinocerontes brancos são consideradas quase extintas, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza .

"Não há muitas pessoas que possam dizer que assistiram a um elevador de rinocerontes", disse Gatland ao National Geographic. "É um procedimento novo , que é gentil para o rinoceronte, uma vez que reduz o tempo em que o animal é mantido drogado. Os rinocerontes são levados de helicóptero (usa-se um velho Vietnam Huey, que por si só, já é uma aventura. Eles são levantados cerca de 500 - . . 1000 metros no ar suspensos pelos tornozelos.


Para preparar um rinoceronte para o transporte, os especialistas em vida selvagem capturaram o animal e administram um sedativo para que o rinoceronte não lute durante o transporte. Em seguida, enrolam e tapam o focinho do rinoceronte e colocam os imobilizadores para cada uma das suas pernas , a fim de distribuir o peso uniformemente. Transportando por ar o rinoceronte , em vez de o mover por camião, é uma forma mais rápida e menos complicada de transportá-lo.

Embora o método possa parecer desumano , Ezemvelo KZN da Wildlife - que era o responsável pela operação - assegura aos críticos que o transporte aéreo dum rinoceronte é mais rápido e mais seguro do que outros meios de transporte que eram utilizados anteriormente. A organização governamental de conservação da vida selvagem, muda pelo ar com recurso a helicóptero rinocerontes dos territórios perigosos e de difícil acesso , ao abrigo do Projecto de Recuperação Black Rhino iníciado em 2003 pela World Wildlife Fundation.

Apesar dos esforços de conservação, a África do Sul continua a lutar contra o seu problema de caça furtiva. No ano passado, os caçadores furtivos estabeleceram um novo e terrivel recorde, no país Africano, matando mais de 1.000 rinocerontes pelos seus chifres de marfim, segundo um relatório da  Reuters."










Sem comentários:

Enviar um comentário